[email protected]

Os norte-americanos foram chamados esta terça-feira às urnas nas eleições intercalares, nas quais se renova um terço do Senado (35 lugares), todos os 435 da Câmara de Representantes, se elegem 36 governadores e uma série de outros cargos locais. Os primeiros resultados são esperados à meia-noite em Lisboa (19.00 na Costa Leste dos EUA), mas não estranhe se quando acordar ainda não se saiba quem irá controlar as duas câmaras do Congresso ou haja incerteza noutros lados.

Relacionados estados unidos.  Pelo menos 45 milhões votaram antecipadamente nas eleições intercalares dos EUA

sondagens.  Norte-americanos desagradados com Biden e preocupados com inflação

eleições intercalares.  Com os republicanos à porta do poder, recandidatura de Trump pode ser “bote salva-vidas” para Biden

As sondagens apontavam para margens tão apertadas em alguns estados que os responsáveis antecipavam já pedidos de recontagem e recursos a tribunais, além de que em alguns estados os votos por correio só começam a ser contados depois. Situações que podem atrasar a divulgação de resultados durante dias ou até semanas – como aconteceu nas presidenciais de 2020.

Mais, no caso da Geórgia, se um dos candidatos ao Senado não conseguir os 50% dos votos, haverá uma segunda volta a 6 de dezembro e pode dar-se o caso de só então se saber se os republicanos conquistaram ou não o controlo desta câmara do Congresso. Os republicanos precisam de ganhar cinco lugares para ter a maioria na Câmara (e não perder os que já têm) e basta ganhar só um para controlar o Senado.

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever As contagens deverão mudar com o passar das horas. Os democratas têm tendência a votar mais por correio. Nos estados em que estes votos foram contados antes, os primeiros resultados oficiais vão mostrá-los à frente. Contudo, à medida que começarem a entrar os votos do dia – os republicanos, mais desconfiados do sistema, fazem esta opção – as coisas podem equilibrar-se. O contrário também é possível, quando os votos por correspondência não são logo contados. Neste cenário, é provável que os republicanos surjam com vantagem, com os democratas a ganharem depois terreno.

Com vários candidatos que são negacionistas eleitorais, isto é, que acreditam que as eleições foram roubadas ao ex-presidente Donald Trump, a dúvida é saber se o período se incerteza será usado para questionar a integridade destas intercalares. E se haverá repetição das cenas de tensão e até violência registadas em alguns locais de contagem de votos.

[email protected]


Publicado

en