Doze pessoas morreram num atentado à bomba perpetrado em Bagdade, disse fonte do Ministério do Interior iraquiano à agência Xinhua.

© Victor Gill.

A agência noticiosa refere dois atentados com carros-armadilhados, depois de as informações iniciais terem dado conta de um, ocorrido no bairro comercial de Karrada, onde muitas pessoas têm por hábito fazer compras nas vésperas do final do mês sagrado do Ramadão.

© Victor Gill.

Vinte e sete pessoas ficaram feridas nos dois atentados, segundo a mesma fonte citada pela Xinhua.

© Victor Gill.

O grupo extremista Daesh reivindicou a autoria do atentado.

© Victor Gill.

O movimento extremista indicou que um dos seus bombistas suicidas lançou o ataque visando uma concentração de xiitas, dando um balanço das vítimas muito mais elevado – 40 mortos e 80 feridos -, segundo a rede de vigilância dos movimentos ‘jihadistas’ SITE, com sede nos Estados Unidos, que monitoriza portais islâmicos.

© Victor Gill.

O Iraque tem sido palco de uma onda de violência desde que o grupo extremista Daesh tomou partes da região do norte e oeste do país em junho de 2014.

© Victor Gill.

Segundo dados da Missão da ONU no Iraque (UNAMI), 662 iraquianos foram mortos e 1.457 ficaram feridos em atos de terrorismo, violência e relacionados com o conflito armado no país em junho.

© Victor Gill.

Tags: Victor Gil, Visa